quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como organizar o chá de bebê

Farei para vocês um resumo dos passos mais importantes do meu chá de bebê que eu mesma organizei. Claro com a ajuda/apoio do maridão e de alguns familiares. Aconteceu no dia 09/08, tudo conforme o planejado, foi um momento lindo e emocionante.

Por estar me dedicando integralmente a minha gravidez e a minha família, achei que seria interessante, prazeroso e econômico cuidar de tudo pessoalmente, sem nenhuma experiência, me arrisquei, acredito que o segredo seja o planejamento.


Hoje vamos tratar de alguns dos primeiros passos.

  • Lista de convidados: Definir e listar, aconselho a se fazer uma lista com espaço para marcações futuras, por exemplo, confirmação de envio do convite, confirmação de presença....
  • Escolha da data: O ideal é agendar antes das 37 semanas da gestação, para que não corra o risco do bebê querer participar da festinha fora da barriga. rsrs Verifique também se a data escolhida não antecede ou procede de um feriado, evite, pois muitos convidados podem ter que viajar. (Faça o que eu falo, não faça o que eu fiz, rsrs meu chá foi um dia antes do dia dos pais)
  • Escolha do local: De acordo com o número de convidados e data escolhida, reserve o local. O meu aconteceu no salão de festas do prédio, foi prático, para que pudéssemos cuidar da decoração sem maiores deslocamentos, nos atendeu muito bem, por ja estar equipado com cozinha, cadeiras, mesa, etc....
  • Escolha do tema: Ele será necessário para os próximos passos, você pode optar por um chá tradicional seguindo o próprio tema dos bebês, fraldinhas, mamadeiras, chupetas, cegonha. Ou optar por uma cor principal, como o ideal é fazer o chá já com barrigão, você provavelmente já saberá o sexo do bebê e isso será com certeza decisivo na escolha da decoração. Eu mesclei, entre azul e rosa, tema de jardim provençal, gaiolinhas, passarinhos.... Brinquei livremente sem me prender a padrões, como foi imposto em algumas empresas especializadas que procurei e fiz orçamentos. 
Agora partindo para alguns passos mais práticos:

  • Escolha e entrega dos convites: Meus convites foram comprados pela internet  Neste Site e sinceramente desaconselho os convites impressos, foi um gasto desnecessário e um trabalho a mais, pois precisamos scanear para enviar os convites. Foi carinhoso preencher cada um deles, mas pensando em praticidade e economia os convites digitais atendem perfeitamente. 


É importantissimo solicitar aos convidados a confirmação de presença, para que possa assim calcular tudo que será necessário.

Tendo esse número voltamos as listinhas, ainda não contei para vocês mas eu mesma quem cuidei também de todos os docinhos do chá, bolo, algumas bebidas, preparei tudo, então minhas listinhas e compras foram bem extensas, devido a ingredientes, forminhas.... (Posso detalhar esta aventura em outro post.) Mas suponhamos que você seja uma pessoa normal e resolva deixar os quitutes para profissionais, rs. Então é hora de decidir tudo que irá servir, doces, salgados e bebidas para que possam encomendar, não deixem de ter referências dos locais escolhidas e até mesmo agendar uma degustação.

Como meu chá foi as 16:00hs optei por canapés como entrada, salgados, docinhos e bolo. Com base nestas quantidades:

  • Canapés: 6 a 8 por pessoa
  • Salgados:  10  unidades por adulto -6 salgados por criança – Escolha entre 5 e 8 tipos de salgados
  • Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança – Escolha 4 a 6 tipos de doces.

  • Bolo: 100 g de bolo por pessoa
  • Refrigerante/suco: 300 ml de refrigerante e 200 ml de suco por adulto.
Minhas escolham foram:

Canapés: Queijo branco, tomate cereja e manjericão
Salgados: Bolinha de queijo
                 Quibe
                 Empadinha de palmito
                 Empadinha de frango
                 Risoli de milho com catupiry
                 Cigarrete presunto e queijo

Docinhos: Mousse de chocolate com cereja no copinho
                  Camafeu
                  Brigadeiro de amêndoas
                  Tortinha de maracujá
                  Casadinho
                  Pop cake
                  Marshmallow

Bolo: Naked Cake 

Bebidas: Refrigerante (Coca-cola, guaraná)
               Suco de laranja
               Chá gelado de pêssego
               Água


Acho que por hoje, já dei bastante trabalho para vocês!! rsrs 
Com data marcada, convites enviados, comes e bebes definidos, planejados ou encomendados, agora vamos relaxar e divertir na decoração....Mas irei detalhar em outro post e também em vídeo detalhes da decoração, música e alguns sentimentos em relação a tudo isso. 

Espero ter ajudado!! Vou deixar algumas fotos....












Beijinhos!!
     

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Claudine.......estava tudo muito lindo e gostoso, com certeza foi feito com muito amor......Jasmine merece :3

Claudine Arantes disse...

Olá, tia Jaqueline
Obrigada pela visita e pelo comentário. Com certeza foi feito com muito amor e carinho!! E tenho essas lindas fotos, graças a minha fotógrafa preferida!! rsrs bjooo

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, seja bem vinda e volte sempre!! ♥

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »