terça-feira, 14 de outubro de 2014

As 38 semanas....

Meninas, hoje eu estava programa para postar sobre como "driblar" os desconfortos das últimas semanas de gestação... Acordei com um e-mail da baby center listando 10 incômodos comuns no fim da gestação.

Eu poderia simplesmente listar eles aqui, mas estaria sendo incoerente com o meu objetivo de relatar no blog os meus sentimentos e sintomas nesta fase, sei que a muitas mulheres passam por todos estes incomodos, mas e o outro lado quero também falar com as grávidinhas que estão se sentindo bem. :)

A lista de desconfortos citados é:

Inchaço nos pés: O crescimento do útero comprime os vasos sanguíneos e congestiona o retorno da circulação dos membros inferiores para o coração, levando a uma dilatação do sistema vascular periférico. Isso faz com que pernas e pés extravasem líquido para a camada subcutânea, provocando inchaços.
Mesmo com a média de 37° aqui em ribeirão Preto eu não estou inchando. :)

Dores nas costas:  São inevitáveis e crônicas. À medida que o momento do parto se aproxima, o bebê começa a se encaixar na arcada estrutural da região pélvica e força uma abertura na ligação entre os ossos.
Essa me pega um pouquinho, mas alguns truques podem ajudar, prática de exercicíos (com aval médico), manter a coluna reta, deitar com os pés elevados, massagem. Maridão aprendeu uma massagem com nossa doula que tem sido salva vidas também. Podemos fazer um vídeo ensinando. :)

Dificuldade para dormir:  Com a proximidade do parto, encontrar uma posição confortável na hora dormir se torna uma tarefa inglória para a mulher.
Oii? Durmo fácil, cochilos durante são sempre muito bem vindos e a noite, tenho dormido normalmente, desde que não esteja com fome. rs Encaixo uma almofada (apelidada de xuxinho) abaixo da barriga e no meio das penas, sempre deitada para o lado esquerdo e prontinho. Passei por algumas fases no inicio da gestação de muitos pesadelos, mas acabaram.

Azia: O crescimento do volume da placenta eleva o músculo do diafragma e diminui a capacidade de reserva do estômago. Paralelamente, as alterações hormonais da gravidez provocam o relaxamento da válvula que controla a passagem de alimentos entre o esôfago e o estômago. O resultado é o aumento do refluxo do conteúdo estomacal para o esôfago, a famigerada azia.
Este incomodo eu tenho, mas o ideal é comer em poucas quantidades e em maior frequência. (Em média 6 refeiçoes), mastigue bem os alimentos, prefira alimentos frescos e saudáveis, faça testes... Eu por exemplo no incio da gestação precisei evitar o café, mas agora ja consigo tomar sem problemas. Em último caso peça ao seu médico um remédio, eu estou tomando simeco plus, mas por favor não se auto mediquem, peçam sempre a orientação médica. Para mim tem sido ótimo, resolve na hora. 

Câimbras: A ação hormonal e a compressão do sistema vascular por onde retorna o sangue das partes baixas favorecem o surgimento das câimbras, principalmente pela manhã. A dilatação dos vasos periféricos e a diminuição do fluxo sanguíneo comprometem a oxigenação dos músculos das pernas, e isso leva a dormências e câimbras.
Devo ter tido em torno de umas 4 ou 5 câimbras ao longo da gestação, como citado acima sempre pela manhã, ao acordar esticava a perna e lá estavam os terríveis "nozinhos". E eu particularmente faço um escândalo com elas...kkkk fico imaginando se tivesse uma câimbra no meio do shopping ou em qualquer lugar público. A pratica de exercicíos ajuda a evita-las e caso aconteçam massageie o local, ou grite enlouquecidamente acorde o marido e ele massageia. kkk

Falta de ar: Além do estômago, o aumento do tamanho do bebê também comprime o pulmão e reduz a capacidade respiratória da mulher, o que pode levar a eventuais crises de falta de ar.
Já senti algumas poucas vezes e é só me sentar um pouco, controlar a respiração e deitar com um travesseiro um pouco mais alto que para mim resolve. 

Incontinência urinária: No final da gravidez, o útero invade parte do espaço da bexiga e diminui sua capacidade de armazenamento de urina. Resultado: a mulher tende a ir mais frequentemente ao banheiro e, muitas vezes, nem consegue segurar.
A quantidade de idas ao banheiro com certeza aumentaram, mas sinceramente pelo o que me falavam eu achava que passaria a maior parte do dia no banheiro e comigo não tem sido assim, a noite por exemplo, vou ao banheiro antes de me deitar e tenho acordado as 6 da manhã para ir novamente. 

Tonturas e sonolência: A compressão provocada pelo útero impede o retorno venoso das partes baixas e os hormônios favorecem a dilatação periférica vascular. Isso derruba a pressão sanguínea e pode causar falta de oxigenação em várias regiões. Se o prejudicado for o sistema nervoso central, a gestante pode sofrer tonturas.
Sonolência com certeza, as vezes sinto uma espécie de fraqueza, mas deitando um pouquinho, comendo algo salgado ja retomo os sentidos. Costumo sentir isso sempre próximo ao horário de almoço e almoçando melhora. 

Prisão de ventres: É um problema que acompanha a mulher principalmente na reta final da gestação. A descarga hormonal deixa o intestino preguiçoso por causa do relaxamento muscular, o que desfavorece o chamado movimento peristáltico. O crescimento do útero também pode reduzir a velocidade do fluxo do alimento no intestino. O resultado é que as fezes demoram mais até chegarem a seu destino e acabam se ressecando, o que caracteriza a prisão de ventre.
Me trouxe alguns desconfortos no inicio da gestação, resolvi apenas com alimentação, activia, mamão, muito suco natural e hoje não me incomoda, mas noto que o processo realemnte esta mais lento.

Não quero de forma alguma, menosprezar o sintomas que muitas mãezinhas sofrem, mas acredito que generalizem muito, se estou grávida então tenho que sentir tudo isso, focam muito nos males. É impressionante como quando perguntam sobre minha gravidez, seja para mim ou para minha família, já perguntam de forma negativa, "Está passando muito mal??" coisas assim, e se surpreendem quando me veem caminhar, me arrumar e ter uma vida normal. Não deveria ser o contrário?? A maioria das mulheres tem uma gestação saudável. É como o conceito que a maioria tem do parto, da dor do parto, essa ainda não posso falar com clareza, mas acredito que grande parte do "sofrimento" seja embutido pela sociedade.

Por favor!!?? Vamos tentar ser mais positivas!!?? :)
Acredito que seja a melhor opção, para todos esses desconfortos há uma solução então bora ser feliz e esperar para nos divertir muito com nossos babys!!!! :)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, seja bem vinda e volte sempre!! ♥

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »